sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Entrevista com Renata Castelo Branco

 Mara com Renata Castelo Branco encostada em seu ombro
12 de janeiro de 2009 - Embora tenha fotografado diversas personaliodades públicas, o trabalho que mais orgulhou Renata Castelo Branco foi o livro Heliópolis. E para falar de inclusão, Mara a convidou para participar do Derrubando Barreiras.

Entrevista com Felipe Chaimovich

 Mara ao lado Felipe Chaimovich

5 de janeiro de 2009 - A arte é definitivamente uma grande derrubadora de barreiras. Para falar sobre cultura acessível, Mara convidou o Felipe Chaimovich, curador do Museu de Arte Moderna (MAM), local que desde 2004 vem investindo em acessibilidade.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Entrevista com Júlio César

 Mara e Júlio Cesar encostado em seu ombro
29 de dezembro de 2008 - Quem disse que é preciso ouvir para agir? Júlio Cesar ficou surdo aos 32 anos de idade e mesmo assim começou a desenvolver projetos de educação pelo esporte para crianças surdas. No Derrubando Barreiras, ele fala sobre isso e muito mais...

Entrevista com Eliana Franco

22 de dezembro de 2008 - Eliana Franco é coordenadora do TRAMAD- Tradução, Mídia e Audiodescrição, um grupo de pesquisa da Universidade Federal da Bahia que se dedica a audiodescrição. No Derrubando Barreiras, ela fala do seu trabalho e da inclusão dos deficientes visuais na sociedade.

Entrevista com Ranimiro

 Foto de Ranimiro correndo em um campo após saltar de paraquedas

15 de dezembro de 2008 - Para mostrar que pessoas com deficiência também buscam adrenalina, a Mara convidou o Ranimiro Lotufo. Em 1995, ele sofreu um acidente que resultou na amputação de sua perna direita. Mesmo depois de passar por uma difícil recuperação, ele continuou se dedicando a prática de parapente e outros esportes radicais, como rafting, acqua ride, escalada e ciclismo.

Maria Helena Chenque e Ricardo Sigolo

 Foto de Chenque utilizando a máquina de braille
8 de dezembro de 2008 - Ambos trabalham na Biblioteca de Braile da Prefeitura de São Paulo. Juntos os dois são precursores na prestação de serviço para aos cegos no Brasil. Maria Chenque e Ricardo Sigolo falam de algo que a Mara vem há muito tempo ressaltando a importância: educação e cultura para os deficientes visuais.

Entrevista com Samuel Grossman

 Foto de Samuel Grossman falando em microfone no púpito de um auditório
1º de dezembro de 2008 - Samuel Grossman é fundadaor da primeira associação responsável por prestar assistência social e psicológica para pessoas com Mal de Parkinson. A convite da Mara, ele fala sobre o assunto.

Entrevista com Lara Pozzobon

 Graciela Pozzobon sentada em uma mesa fazendo audiodescrição
24 de novembro de 2008 - Lara Pozzobon é produtora, atriz e audiodescritora. Ela foi premiada nos festivais de Brasília, do Rio e de Gramado pela sua atuação no curta Cão Guia, de 1999, dirigido por Gustavo Acioli, entre uma série de outros trabalhos. A atriz é formada pela Casa de Artes de Laranjeiras (CAL) e estuda Artes Cênicas na Unirio.

Entrevista com Leandro Giordano

17 de novembro de 2008 - Leandro Giordano é made in Brasília, é arquiteto, com pós-graduação em neurociências e neuropsicologia. Com esse currículo, ele presta consultoria de acessibilidade e adequação. Ainda é Presidente da CATEFE, Associação de Centro de Treinamento de Eduacação Especial de Brasília, responsável por desenvolver um trabalho social e esportivo com quase 200 atletas com deficiência.
As modalidades oferecidas são atletismo, goalball (espécie de futebol jogado com as mãos), futsal, futebol para amputados, natação, basquete em cadeiras de rodas, vôlei, tênis de mesa e xadrez.

Entrevista com Nelson Ned Jr.

10 de novembro de 2008 - Ele é filho do cantor Nelson Ned, é carioca, músico baterista e percussionista, pratica bodyboarder – disputando essa modalidade em competições, e ainda faz palestras sobre superação. Ele é graduado em bateria pela EJMA (Ecole de Jazz et de Musique Actuel) em Lausanne, na Suiça em 1996, Nelson Ned Junior não deixou que o fato de ser anão o impedisse de praticar atividades majoritariamente realizadas por "grandes pessoas".

Entrevista com Pazé

3 de novembro de 2008 - Pazé é formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e já realizou exposições individuais no Paço das Artes, na Universidade de São Paulo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Galeria Casa Triângulo, tendo sido premiado diversas vezes. Suas obras estão no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna Bahia, em Salvador, no Museu de Arte de Ribeirão Preto e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Entrevista com Karina Bidermann

27 de outubro de 2008 -Karina Bidermann é formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Faap. Ela está à frente da área de Responsabilidade Sócio-ambiental da operadora de celulares Vivo, tendo como atribuições principais o desenvolvimento sustentável do negócio, a gestão ambiental da companhia e o Instituto Vivo. Recentemente, foi escolhida pela Vivo para participar do Programa para executivos de alto potencial na Espanha, em um curso em parceria com a Telefónica e a IEDE, uma das mais expressivas Escolas de Negócio da Europa.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Francelene Rodrigues


20 de outubro de 2008 - Ela é cadeirante, mora na zona leste de São Paulo e é uma líder comunitária. Francelene Rodrigues ficou paraplégica em conseqüência de um tiro. Hoje, ela trabalha na coordenação de saúde na sua região e é atuante na questão da sexualidade das pessoas com deficiência.

Entrevista com Alexandre Baroni

20 de outubro de 2008 - Graduado em Engenharia Química Plena pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduado em Educação Especial Infantil e Fundamental também Pela Universidade Estadual De Maringá, Alexandre Baroni é o presidente do Conade, Conselho Nacional Dos Direitos Das Pessoas Com Deficiência, órgão responsável por acompanhar e avaliar o desenvolvimento da Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer, política urbana, dirigidas a este grupo social.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Celia Leão

 Mara ao lado de Celia Leão
13 de outubro de 2008 - Ela é mulher, cadeirante e mãe de 3 filhos. Já foi vereadora na cidade de Campinas, deputada estadual, candidata a prefeita em 96, também em Campinas. Perdeu esse pleito, mas exibe, com honra, ser a primeira mulher a ir para o segundo turno com reais chances de vencer.
No ano de 1974, Célia sofreu um acidente de automóvel e ficou paraplégica. Depois do fato, ela passou a militar ativamente em movimentos pela cusa da spessoas com deficiência no Brasil. Inscrita como uma das fundadoras do PSDB, em Campinas, no ano de 1988, ela foi a vereadora eleita com mais votos da coligação.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Entrevista com Mark Van Loo (programa com Marta Gil)


22 de setembro de 2008 - Ele é professor de educação física, coreógrafo, dançarino e diretor do Bombelêla Street Dance Company. Mark Van Loo também trabalha como coreógrafo de outros artistas, como a cantora Luciana Mello e o grupo 6L6. O Bombelêla é formado por dançarinos com deficiência.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Kátia Fonseca (programa com Marta Gil)

15 de setembro de 2008 - Ela é vice-presidente do Centro de Vida Independente de Campinas, também editora assistente de Opinião do jornal Correio Popular, um dos jornais mais tradicionais da cidade. Ela é atriz, terceira filha de mãe portuguesa e pai nortista. E não que isso seja importante, mas, Kátia é anã, uma deficiência causada por má formação óssea.
Após ser submetida a uma cirurgia com três meses de nascimento, Katia tinha os piores dos prognósticos. Segundo os médicos, ela jamais conseguiria falar claramente, sentiria dores horríveis pelo corpo e não andaria. Pois é, erros médicos existem. Ainda bem.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Izabel Maior (programa com Marta Gil)

Foto de Izabel Maior
8 de setembro de 2008 - Ela é uma ativista da causa da pessoa com deficiência há muito tempo. Médica, Izabel Maior, é um dos pilares da inclusão, à frente da CORDE, Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, órgão de Assessoria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Izabel trabalha na gestão de políticas voltadas para integração da pessoa com deficiência, tendo como foco a defesa dos direitos e a promoção da cidadania.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Mauricio Santana (programa com Marta Gil)

1º de setembro de 2008 - Mauricio Santana é publicitário, professor e diretor da Iguale Comunicação de Acessibilidade, a primeira empresa no Brasil com solução completa em comunicação para deficientes auditivos e visuais, que vem trabalhando na produção de conteúdo acessível nos formatos de áudio-descrição e closed caption.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Adriana Braum (programa com Marta Gil)




25 de agosto de 2008 - Ela é uma viajante de carteirinha, é consultora em acessibilidade, tem 30 aninhos, mas já rodou a costa brasileira coletando dados sobre acessos para pessoas com deficiência em diversos Estados. O projeto Viajante Especial tem o objetivo de dar mais informações aos turistas com deficiência no Brasil e exterior.
Neste guia adaptado, o deficiente e usuário poderá obter dados precisos sobre passeios e infra-estrutura hoteleira capazes de atendê-lo em pontos distintos do Brasil. A pesquisa do guia teve início em 2001, quando Adriana foi uma das primeiras pessoas com deficiência a visitar a Ilha de Fernando de Noronha.

Entrevista com Sandra Estevão Rodrigues, falando direto de Portugal (programa com Marta Gil)

18 de agosto de 2008 - A psicóloga Sandra Estevão Rodrigues atua no Gabinete de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Ela também é cega e afirma que, no seu trabalho, parte da premissa que informa serve para promover inclusão.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Ethel Rosenfeld (programa com Marta Gil)



11 de agosto de 2008 -Ethel Rosenfeld é carioca e professora ( aliás, a primeira docente com deficiência visual do antigo Estado da Guanabara) . Ainda na adolescência, com treze anos de idade, ficou cega após a retirada de um tumor cerebral. Logo depois, teve de aprender a se virar sem enxergar. E ela conseguiu.
Em fevereiro de 1997, ela candidatou-se ao programa gratuito da Guide Dog Foundation For The Blind, em Smithtown, em Nova York, e foi chamada para o treinamento que durou 25 dias. Em 9 de novembro do mesmo ano, Ethel desembarcou orgulhosa no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Agora não mais usando uma bengala, mas conduzida por Gem, um belo labrador amarelo que já subiu a rampa do Palácio do Planalto com gravatinha de smoking e tudo. A carioca foi uma das primeiras pessoas no Brasil a utilizar um Cão Guia.

Entrevista com Geraldo Nunes (programa com Marta Gil)


4 de agosto de 2008 - Ele é um dos um dos maiores ícones do Rádio Brasileiro, já trabalhou em diversas emissoras, mas foi aqui na Eldorado que ele fincou o pé. Como repórter aéreo fez uma das mais emocionantes coberturas: a do próprio acidente – quando o helicóptero da Eldorado caiu na marginal Pinheiros. Fora isso, ele apresenta o “São Paulo de todos os tempos”, um programa que busca histórias de nossa cidade, e que também virou um livro com relatos sobre a metrópole paulistana do ponto de vista de personagens marcantes.

Entevista com Ricardo Shimosakai (programa com Marta Gil)



28 de julho de 2008 - Ricardo Shimosakai é formado em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e expert em turismo acessível. Ricardo é paraplégico, devido a um tiro que levou durante um seqüestro. Ele também é criador da ONG Turismo Adaptado e realiza ações em diversos campos envolvendo o Turismo e a Deficiência, além de ser membro da SATH (Society for Accessible Travel & Hospitality), Brazilian Adventure Society, Centro de Vida Independente Araci Nallin e da Rede Internamericana de Turismo Acessível.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Adriana Lage (programa com Marta Gil)

21 de julho de 2008 - A tecnóloga em informática, Adriana Lage, tem tetraparesia, incapacidade parcial de realizar movimentos voluntários com todos os membros. Ela é uma jovem de 30 anos que vem rodando pelo Brasil com sua cadeira de rodas em busca de lugares adaptados.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Entrevista com Lívia Vilela de Mello Motta (programa com Marta Gil)


14 de julho de 2008 - Lívia Vilela de Mello Motta é especialista em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Universidade de Birmingham, Reino Unido. Ela atua na área de formação de professores, coordenadores e diretores para a escola inclusiva, em cursos de graduação e pós-graduação na PUC SP e como consultora de inclusão educacional e econômica no Instituto Paradigma. Ainda é coordenadora de projetos da ONG Grupo Terra e, mais recentemente, tem trabalhado com projetos de inclusão cultural, com foco na audiodescrição para teatro e cinema.

Entrevista com Eva Marisa Soares (programa com Marta Gil)



7 de julho de 2008 - Ela veio do interior paulista, da cidade de Catanduva, para São Paulo em busca de emprego e melhor qualidade de vida. Mas a recepção não foi como ela esperava: Eva Marisa Alves acabou dando de frente com o abandono. A Tia Eva, como é conhecida, chegou a morar nas ruas da nossa cidade. Hoje, ela comanda a Comunidade Esportiva Glicério e é responsável por, justamente, tirar das ruas centenas de meninos das ruas.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Markian Charan Filho (programa com Marta Gil)

30 de junho de 2008 - Markian Charan Filho é técnico em processamento de dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo, e também é graduado em letras pela PUC-SP e especialista em Educação Inclusiva Pela PUC Minas. É presidente da ADEVA (Associação de Deficientes Visuais e Amigos) e autor de dois livros infantis: Rodrigo Enxerga Tudo e Rodrigo Bom de Bola, que abordam, respectivamente, a questão da inclusão da pessoa com deficiência na escola e por meio do esporte.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Romeu Sassaki (programa com Marta Gil)


23 de junho de 2008 - Romeu Sassaki é graduado em serviço social e especializado em aconselhamento de reabilitação. No início de seus mais de 40 anos de experiência junto a pessoas com deficiência, ele praticou métodos e técnicas de inspiração integracionista.
Com o passar do tempo, tornou-se um ativista no movimento das pessoas com deficiência, sem se desligar do trabalho técnico como consultor e professor em cursos de capacitação de recursos humanos.

Entrevista especial Dia dos Namorados com Alfredo Galebe



9 de junho de 2008 - Aproximando-se do Dia do Namorados, nada mais justo que entrevistar quem amamos. Alfredo Galebe, o namorado de Mara Gabrilli, além de nutricionista é um exemplo de que o amor independe da condição física de cada um. Ao contrário de que muitos pensam, ele não é cadeirante por ser namorado de uma mulher com deficiência. E o melhor de tudo: para ele, isso não faz a mínima diferença. É a prova de que não existe barreiras que o amor e uma boa dose de informação não derrubem.

Entrevista com Dra.Lygia da Veiga Pereira



9 de junho de 2008 - Ela é geneticista, professora da Universidade de São Paulo e PHD in Biomedical Sciences pela Mount Sinai School of Medicine, City University of New York. Lygia da Veiga Pereira é pesquisadora e trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: síndrome de Marfan, modelos animais, células-tronco embrionárias, herança epigenética e inativação do cromossomo X. E, claro, comemora comigo a vitória da liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil.

Entrevista com Vanessa Vidal



2 de junho de 2008 - Ela nasceu em Fortaleza, tem 24 anos e foi eleita a segunda mulher mais bonita do Brasil neste ano. Essa morena de quase 1,80 de altura é também Miss Ceará, mas não deixou de lado os estudos: ela cursa 2 faculdades – uma de ciências contábeis e outras de letras, com especialização em libras. Vanessa Vidal é deficiente auditiva e foi a primeira candidata deficiente a concorrer ao título de Miss Brasil.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Entrevista com Vânia Toledo



26 de maio de 2008 -Ela é mineira, graduada em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, mas foi na fotografia que encontrou sua profissão. Desde 1978, Vânia Toledo está no ramo do fotojornalismo. De lá para cá já fez clicks de personalidades, artistas. Já trabalhou para o jornal Aqui São Paulo e mais tarde acabou se especializando em retratos.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Maysa Toscano André

19 de maio de 2008 - Maysa Toscano André é psicóloga, trabalha com ONGs de apoio às pessoas com deficiência e há 3 anos é colaboradora da Casa Cor, a maior mostra anual de arquitetura, design, decoração e paisagismo da América Latina.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Fábio Bechara



12 de maio de 2008 - Fábio Bechara é promotor de justiça e presidente da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo, organização sem fins lucrativos fundada em 19614 de abril de 1961, por iniciativa de um pequeno grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual em um sobrado localizado na Zona Sul da capital paulista.
A APAE é uma pioneira nacional e internacional em centros destinados ao tratamento e a inclusão do deficiente intelectual, desde o nascer, até o seu envelhecimento.

Entrevista com Maria Amélia Vampré


5 de maio de 2008 - Maria Amélia Vampré é tradutora, escritora e uma das primeiras mulheres a discutir o papel da família na inclusão social. No livro "Meu filho Ricardo", a autora conta as tristezas e alegrias de ser mãe de uma pessoa com deficiência mental.

Entrevista com Claudia dos Santos



28 de abril de 2008 -Claudia dos Santos tem uma história de vida muito emblemática. Ela trabalhava numa fábrica quando, em 2000, na saída do seu horário de trabalho, foi atropelada. No acidente ela perdeu a perna direita, mas recebeu uma nova condição para a vida: foi ser atleta. Hoje ela é medalhista de ouro no remo adaptado.


Entrevista com Dra. Linamara


21 de abril de 2008 - Ela é médica fisiatra, foi diretora executiva da Divisão Médica de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo e tem uma trajetória de mais de 30 anos de dedicação à causa da pessoa com deficiência, a Dra. Linamara Battistella assumiu a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência em março do ano passado e vem lutando desde então pela inclusão das pessoas com deficiência nas mais diversas áreas, como transporte, lazer, saúde e educação.

Entrevista com Adriana e Mila Poci Cabral


14 de abril de 2008 - Elas são irmãs e mantêm há 13 anos, no shopping Eldorado, a Casinha Pequenina, uma loja especializada no comércio de miniaturas que já conquistou fama entre os moradores da capital e visitantes. Adriana e Mila Poci Cabral tiveram a idéia de montar o estabelecimento quando procuravam uma atividade que tivesse a ver com elas. Adriana é formada em Artes Plásticas e Mila cursou a escola de Teatro Macunaíma e com sua habilidade como cenógrafa ajuda a montar os mini-ambientes da Casinha Pequenina.
Com mãe decoradora, pai publicitário e as duas seguindo carreiras artísticas, o resultado também não podia ser diferente. Aliás, é sim! O fato mais curioso é que além de atenderem um mercado restrito no Brasil, a comercialização de miniaturas, as irmãs têm 1,20 e 1,30 metro, respectivamente, fato que acarretou em uma ótima estratégia de marketing para a loja, pois as duas juntas vendendo miniaturas atraem ainda mais o público.

Entrevista com Rodrigo Mendes


31 de março de 2008 - Rodrigo Mendes é pintor desde os 19 anos. Seu contato com a arte nasceu depois de ele ter sofrido um acidente, que o deixou tetraplégico. E essa experiência foi de tal importância para a sua autonomia, que ele decidiu fundar um Instituto, para compartilhar essa vivência com outras pessoas.
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Além de cursos, oficinas e exposições, desenvolve programas de formação e geração de renda.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Entrevista com Mauro Raphael Júnior

31 de março de 2008 - Mauro Raphael Junior é gerente de Recursos Humanos e Diversidade do HSBC. Ele está desde 2001, ano em que esse comitê foi criado no banco, transfornando a visão coorporativa da empresa, incluindo no quadro de funcionários pessoas vitmas de preconceiro, como os homossexuais e os deficientes. Mauro faz parte do projeto ônix para diversidade etnica e capacitação de pessoas com deficiência nas empresas.

Entrevista com Ângelo Mellio

24 de março de 2008 - Ângelo Mellio é o engenheiro responsável pela reforma das calçadas de nossa cidade. Ele é Coordenador de Obras da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo, órgão que tem como função dar apoio gerencial e administrativo às decisões do prefeito sobre o desempenho das Subprefeituras e suas solicitações, além de realizar o acompanhamento e a avaliação do cumprimento das diretrizes gerais e setoriais exercidas nas subprefeituras.

Entrevista com Horácio Lafer Piva


17 de março de 2008 - Horácio Lafer Piva, formado em economia e pós graduado em Administração de empresas, é acionista e membro do Conselho de Administração da Klabin. Foi presidente da Fiesp por 2 anos e, atualmente, é membro do conselho da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.
O industrial atua também em várias outras entidades: é membro dos Conselhos das Fundações Arte Sem Fronteiras e Antonio Prudente de Combate ao Câncer; da Osesp, além de vários Conselhos de empresas privadas.


Entrevista com Julio Botelho e Lauro Ribeiro

10 de março de 2008 - Eles são dois combatentes antigos na luta pela inclusão das pessoas com deficiência. Ambos são promotores públicos , Dr. Júlio Botelho e Lauro Ribeiro participam desde 1998, do Grupo de Atuação Especial de Proteção às Pessoas Portadoras de Deficiência (Pró‑PPD), órgão que cobra do Estado a criação de programas de prevenção e cuidados as pessoas com deficiência, garantindo atendimento especializado, treinamento para o trabalho, acesso aos bens e serviços coletivos e a integração social .

Entrevista com Jacob Goldberg




3 de março de 2008 - Ele é doutor em psicologia, psicoterapeuta, advogado, assistente-social, poeta e escritor, Jacob Goldberg é um homem de várias facetas. Sempre com uma opinião ou um olhar diferente para determinado assunto, o psicanalista é autor das obras Cultura da agressividade, livro em que o escritor capta a agressão atuando no corpo social generalizadamente desde o gesto tresloucado no trânsito até a educação esvaziada cultivada nas escolas, Psiclogia em curta-metragem, obra em que Goldberg traz o cinema em câmera interiorizada e A clave da Morte, livro de 1992 que Jacob e Oscar D'ambrosio tentam explicar o inexplicável, a morte.



Entrevista com João Batista Ribas



25 de fevereiro de 2008 - João Batista Ribas é sociólogo, doutor em ciências sociais pela USP, professor universitário e autor de diversos livros sobre inclusão profissional de pessoas com deficiência.
Ribas trabalha com inclusão social e profissional há mais de 20 anos. Atualmente, ele coordena o Programa e o Fórum de Empregabilidade para pessoas com deficiência lançados pelo SERASA.


Entrevista com Xico Graziano




18 de fevereiro de 2008 - Xico Graziano é agrônomo, professor universitário da UNESP, escritor, comentarista de rádio/ TV e articulista do jornal O Estado de São Paulo. Já publicou 9 livros e mais de cem artigos. Em 1997 recebeu o prêmio Engenheiro Agrônomo do ano.
Graziano já foi deputado federal, secretário de estado do governo covas e presidente do Incra. Aliás, ele participa da política brasileira desde 1974, quando se filiou ao extinto MDB. Mestre em Economia Rural e doutor em Administrção, hoje ele é o Secretário de Estado do Meio Ambiente do governo Serra.

Entrevista com Mônica Cavenaghi

11 de fevereiro de 2008 - Ela comanda a empresa líder no mercado de adaptação veicular para pessoas com deficiência, atendendo cerca de 250 veículos por mês. Mônica é diretora da empresa que leva seu sobrenome, a Cavenaghi.
Em 39 anos de trabalho dedicados às pessoas com deficiência física, a empresa que procura soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida, vem demonstrando que a tecnologia está a favor deste público tão especial. Depois de muito trabalho e dedicação, a Cavenaghi conseguiu alcançar o patamar de maior e mais experiente empresa de adaptação de veículos do país, contabilizando mais de 20 mil adaptações efetuadas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Entrevista com Billy



28 de janeiro de 2008 - Após um acidente de moto em 1998 eque o deixou paraplégico,Willian Coelho, mais conhecido como Billy, teve que reaprender a viver. Depois de se formar em publicidade, Billy resolveu tomar uma iniciativa diante da sua condição e a de milhares de pessoas com deficiência. Há sete anos, ele foi um dos idealizadores do Movimento Superação, que busca a integração de deficientes e, principalmente, a conscientização destes perante si mesmos e a sociedade como um todo.
Billy também faz parte do grupo Os Menestreis, faz trabalhos como designer gráfico, além de ter a dança como parte de suas atividades.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com César Giobbi


21 de janeiro de 2008 - César Giobbi é um ícone do jornalismo nacional. Com mais de 30 anos de profissão, ele já foi editor, assessor de imprensa, repórter especial, crítico, chefe de reportagem e assinou durante 14 anos a coluna Persona do jornal O Estado de São Paulo.
Hoje, Giobbi também é colaborador de inúmeras revistas, em especial a Vogue e a revista RG. Teve também um programa de rádio, aqui na Eldorado AM, entre outras atividades sociais que desenvolveu, como o programa Planeta Cidade, da TV Cultura.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Viviane Panelli Sarraf

14 de janeiro de 2008 - Viviane Panelli Sarraf é uma especialista em acessibilidade em museus. Ela é graduada em Artes Plásticas pela FAAP, Especialista em Museologia pela USP e Mestranda em Ação e Mediação Cultural pela ECA-USP.
No ano de 2008, Saraaf recebeu o título de Empreendedora Artemisia por seu projeto de capacitação de acessibilidade em museus e rede, atuando principalmente nos seguintes temas: museu, acessibilidade, deficiência, inclusão e avaliação.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Paulo Vieira e Neivaldo Zovico

7 de janeiro de 2008 - Paulo Vieira é diretor da Associação dos Surdos de São Paulo e o Neivaldo Zovico é formado em matemática (mesmo tendo passado por dificuldades na época do ensino médio, quando não tinha um intérprete de libras nas aulas), é diretor da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Juntos, os dois formam uma dupla de lutadores pela inclusão dos surdos.

Entrevista com Claudia Matarazzo


17 de dezembro de 2007 - Claudia Matarazzo trabalhou durante oito anos no Grupo Abril, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, foi free lance da Isto É, escreveu para as revistas Vogue e Playboy e, ainda hoje, assina colunas de comportamento em revistas e escreve semanalmente na revista "Já" do Diário de São Paulo e no jornal Tribuna de Santos.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Cristina Soares


10 de dezembro de 2007 - Ela é carioca e redatora publicitária, mãe de Lorena, de treze anos, e de Luísa, de catorze, que tem paralisia cerebral, Cristina Soares é uma militante do movimento inclusivo. Autora de “Por que Heloísa?”, livro que aborda os temas diversidade e inclusão social, Cristina usou sua própria experiência com a filha mais velha para levantar questões sobre a importância de se conviver com as diferenças.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Entrevista com Paulo von Poser



3 de dezembro de 2007 - Paulo von Poser é artista plástico, ceramista e pintor. Ficou conhecido por desenhar suas flores prediletas, as rosas. Formado em arquitetura desde 1982, ele começou a pintar quando ainda morava sozinho em São Paulo. Hoje, ele vem realizando exposições individuais e coletivas, pesquisando as diversas áreas de atuação para seus desenhos.
Recentemente, ele acaba de participar, durante 4 meses, da restauração do “Theatro Guarany”, inaugurado em 1882 na cidade de Santos. O teatro, em ruína desde os anos 80 teve um projeto de restauro liderado pelos arquitetos Ney e Gino Caldatto. Paulo passou esse período trabalhando em desenhos que homenageiam Santos no teto e platéia do Guarany.

Entrevista com Mônica Serra




26 de novembro de 2007 - Ela é presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, e primeira-dama do Estado, Mônica Serra é responsável por atividades sociais e filantrópicas em todo o estado paulista. Psicóloga chilena radicada no Brasil, ela conheceu o governador de São Paulo durante seu exílio no Chile, na década de 1970, na ditadura militar.
Mônica é uma "ongueira" de mão cheia, sempre emgajada em causas sociais. Em 2005 , ela fundou o Instituto Se Toque, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo desenvolver programas educacionais voltados para a prevenção do câncer de mama.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Guilherme Bara

19 de novembro de 2007 - Cego desde os 14 anos por conta de uma doença degenerativa chamada retinose pigmentar, Guilherme Bara é consultor de empresas na área de inclusão social, diretor do comitê de responsabilidade social da FIESP e membro consultor da OAB.
Com apenas 19 anos, Guilherme já era dono de sua própria empresa. Em seguida entrou para carreira política e obteve destaque na Secretária da Cultura do Estado de Sao Paulo, além de ser chefe de gabinete na Secretária Especial da pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida, onde participou de projetos que visavam a inclusão social dos deficientes.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA
OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Entrevista com Renato Baena


12 de novembro de 2007 - Médico neurologista, com diversas especializações, entrre elas, Mestrado em Economia da Saúde, Renato Baena é Secretário Especial da pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, órgão que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira - ou com mobilidade reduzida, a SMPED atua como articuladora de ações governamentais, intersecretariais e intersetoriais que atendam às necessidades desse segmento da população.

Entrevista com Eduardo de Almeida Carneiro


5 de novembro de 2007 - Eduardo Almeida Carneiro é Presidente voluntário de uma das principais associações que defendem a causa da pessoa com deficiência no Brasil, a AACD. Dono de uma empresa de planejamento imobiliário, Carneiro há muito tempo é voluntário na entidade, onde já ócupou cargos de diretor e tesoureiro. Ele comandará o posto da presidência até junho deste ano.
Beirando os 60 anos de história, a Associação de Assistência a Criança Deficiente realiza cerca de 15 mil atendimentos por dia em suas sete unidades. Atualmente, cerca de 96 % dos pacientes da ACCD não pagam por seus tratamentos.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com João Carlos Martins


29 de outubro de 2007 - Ele já foi considerado o maior intérprete de Bach de todos os tempos, o Maestro João Carlos Martins é um pianista eximio, que apesar de todas as dificuldades que encontrou em sua trajetória profissional (um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque rompeu o nervo de sua mão direita, e em seguida uma doença causada por esforço repetitivo- LER) conseguiu não apenas o reconhecimento como um ilustre músico, mas também como um importante contribuinte em causas sociais.
Martins realiza na Faculdade de Música da FAAM um programa de introdução à música com jovens carentes, além de ter participado de uma série de conertos em Nova Iorque para estimular os apreciadores da música clássica a investirem no projeto ARPA (Programa Áreas Protegidas da Amazônia), principal órgão de prevenção da nossa floresta.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª parte)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ªparte)

Entrevista com Marta Gil



22 de outubro de 2007 - Ela é socióloga, historiadora e uma apaixonada pela inclusão. Aliás, ela começou a trabalhar esse tema em 1976, quando fez uma pesquisa junto ao Projeto Rondon, com mais de seis mil cegos em noves estados do Brasil, onde foi traçado pela primeira vez que o perfil dessas pessoas. Tudo isso em uma época em que falar de acessibilidade e deficiência eram tabus absolutos. A socióloga Marta Gil é sem sombra de dúvidas uma defensora da causa dos deficientes no nosso país.
Marta já foi consultora da equipe de Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo do Banco Mundial e coordenadora da Rede SACI-- Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação, dentre outras atividades. Autora de diversos artigos sobre deficiência, foi responsável pelo manual “O que as empresas podem fazer pela inclusão de pessoas com deficiência”, pelo livro “Educação Inclusiva – o que o professor tem a ver com isso”, pela Cartilha "Acessibilidade e Inclusão", entre outros publicações.
Atualmente, Marta Gil é consultora na área da deficiência e Coordenadora Executiva do Amankay, Instituto de Estudos e Pesquisas.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Leide Moreira Jacob



15 de outubro de 2007 - Leide Moreira Jacob é filha, assessora do dia-dia e produtora cultural da notável autora de Letras da minha emoção e Poesias para me sentir viva, Leide Moreira .
O primeiro livro da poeta e também advogada traz poesias sobre seu adoecimento em 2004, quando descobriu que estava com ELA (esclerose lateral amiotrófica), doença ainda sem cura que causa degeneração dos músculos. Leide contou com o movimneto dos olhos e uma tabela visual manuseada por colaboradores para construir as 60 poesias que compõem suas emoções.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ªPARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Ariana Chediak


1º de outubro de 2007 - Ariana Chediak é a terapeuta ocupacional e diretora do documentário Brasileiros Invisíveis, filme que busca retratar todas as potencialidades que as pessoas com deeficiência podem adquirir se assim desejarem. Formada pela PUCCAMP, com especialização em Reabilitação Física pela Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP, Chediak também faz parte da equipe do Projeto Próximi Passo, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribem para a melhoria da vida de pessoas com deficiências paralisantes.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª parte)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª parte)

Entrevista com Erico Hiller



1 º de outubro de 2007 - Ele não é apenas um graduado em Comunicação, mas também um atuante revelador de temas sociais. Usando a fotografia , Erico Hiller, consegue deflagar os belíssimos e mais chocantes contrastes da nossa sociedade.
Recentemente, o fotógrafo lançou pela editora Gerdau, o livro Emergentes, fruto de três anos de pesquisa e viagens pelos países emergentes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), além de Argentina e México. Hiller vivenciou e fotografaou diversas cenas do cotidiano destes povos, para produzir um documentário fotográfico fiel do dia-a-dia dessas pessoas.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª parte)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª parte)

Entrevista com Geraldo Alckmin



24 de setembro de 2007 - Geraldo Alckmin é médico, começou na política como vereador, onde virou presidente da Câmara Municipal, e depois Prefeito do município paulista de Pindamonhangaba aos 24 anos de idade. Entre 1991 e 1994, foi presidente estadual do PSDB em São Paulo. No ano de 2006, o político se candidatou a presidência do País, mas perdeu para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da SIlva.
Geraldo Alckmin foi também deputado estadual, federal, vice-governador e governador de São Paulo.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª parte)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª parte)

Entrevista com Clodoaldo Silva


17 de setembro de 2007 - Clodoaldo Silva tem 27 anos e conheceu a natação como processo de reabilitação em 96, na cidade de Natal. Em 98, participou de seu primeiro campeonato brasileiro, onde conquistou nada menos do que três medalhas de ouro. Um ano depois, iniciou sua coleção de vitórias internacionais para o País e não parou mais até hoje.
Além de ser um devorador de títulos, o nadador é um exemplo de vida. O atleta teve paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou os movimentos das pernas e lhe trouxe uma pequena falta de coordenação motora.

Dentre as conquistas de Clodoaldo, o Troféu Hors Concours é a mais importante. É a maior honraria do Prêmio Brasil Olímpico concedida a um atletla. Somente o paraolímpico e mais dois jogadores de futebol o Ronaldo, fenômeno, e Ronaldinho Gaúcho, foram premiados com o título.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ª PARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA ( 2ªPARTE)

Entrevista com Oded Grajew



10 de setembro de 2007 - Sua empresa já rendeu bons momentos de diversão e aprendizado para muitas crianças e adultos. Oded Grajew fundou em 1972 , a Grow Jogos e Brinquedos, conhecida por desenvolver produtos diferenciados para o público infanto juvenil.
Grajew ficou na Grow até 1993, quando resolveu trilhar outros caminhos. Oded criou a Fundação Abrinq pelos direitos da criança, entidade do setor de brinquedos que conseguiu reunir 2.500 empresas para apoiar projetos em favor de crianças e adolescentes. Além disso, Oded é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que tem como objetivo mobilizar empresas para que adotem práticas e políticas socialmente responsáveis.
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (1ªPARTE)
OUÇA AQUI A ENTREVISTA (2ª PARTE)

Entrevista com Gabriel Chalita

3 de setembro de 2007 - Gabriel Chalita é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena. Também é mestre em Ciências Sociais e em Direito e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo em 2005 e lançou o primeiro livro aos 12 anos. Hoje já tem 39 publicações de sua autoria.
Chalita realizou um sonho ao implantar o programa Escola em Tempo Integral e tem uma biblioteca com 12 mil volumes.